
Cirurgia Plástica | Cuidados

Pós-Operatório
Ao se submeter a qualquer cirurgia é preciso seguir todas as orientações sobre os cuidados que se deve ter no período pós-operatório.
Entender o que pode e o que não pode fazer em casa, saber como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico, e seguir exatamente todos os cuidados indicados, que variam de acordo com o tipo de cirurgia que foi realizada. No entanto, existem alguns cuidados gerais que devem ser seguidos depois de uma cirurgia, como:
-
Fazer o curativo no pós-operatório,
-
Alimentação correta no pós-operatório,
-
Repousar adequadamente no pós-operatório,
-
Aliviar a dor após a cirurgia.
Geralmente, antes do paciente ter alta, o médico marca consultas, dias após a cirurgia, de forma a observar o paciente e avaliar como está sendo o período pós-operatório, sendo muito importante não faltar a estas consultas.
O papel da cinta modeladora
As cintas modeladoras, também conhecidas como malhas de compressão, são muito utilizadas após cirurgias plásticas como abdominoplastias, liftings corporais, lipoaspirações, entre outros.
A sua utilização pós-operatória é recomendada em tempo quase integral, sendo retirada apenas para banho e após um período de aproximadamente 30 a 60 dias depois da cirurgia.
A cinta modeladora apresenta diversos benefícios. Ajuda a acelerar o processo de cicatrização e o próprio resultado final da cirurgia, evita a flacidez da pele e permite uma postura ereta e uma barriga mais firme.
É importante conferir o grau de compressão da cinta, evitando que ela esteja excessivamente apertada, a fim de não causar possíveis danos. O ideal é que o paciente se sinta confortável e ajuste a cinta corretamente ao corpo de acordo com suas necessidades.